Ilumine sua passagem neste mundo...

domingo, 13 de julho de 2014


 
 LÍNGUA PORTUGUESA
Atividades para a turma 312- ensino médio noite.
 Avaliação de Língua Portuguesa - 3º Ano
 
 
Nobreza Popular

Uma das muitas cenas memoráveis do imperdível filme ―Brasileirinho‖ do diretor finlandês Mika kaurismãki é a do Guinga contando como nasceu a música ―Senhorinha‖, dedicada à sua filha. Depois Zezé Gonzaga canta a música. Quem não se emocionar deve procurar um médico urgentemente porque pode estar morto. ―Senhorinha‖ tem letra de Paulo César Pinheiro e é uma das coisas mais bonitas já feitas no Brasil – e não estou falando só de música. O filme todo é uma exaltação do talento brasileiro, da nossa vocação para a beleza tirada do simples ou, no caso do chorinho, do complicado, mas com um virtuosismo natural que parece fácil. Recomendo não só a quem gosta de música, mas a quem anda contagiado por sorumbatismo de origem psicossomática ou paulista e achando que o Brasil vai acabar na semana que vem. Não é a música que vai nos salvar, claro. Mas passei o filme todo vendo e ouvindo o Guinga, o Trio Madeira Brasil, o Paulo Moura, o Yamandú, o Silvério Ponte, a Elza Soares, a Teresa Cristina, a Zezé Gonzaga (e até Adenilde Fonseca!) e pensando: é essa a nossa elite. Essa é a nossa nobreza popular, a que representa o melhor que nós somos. O oposto do patriciado que confunde qualquer ameaça ao seu domínio com o fim do mundo. Uma das alegrias que nos dá o filme é constatar que o chorinho, longe de estar acabando, está se revitalizando. Tem garotada aprendendo choro hoje como nunca antes. Substitua-se o choro pelo Brasil que não tem nojo de si mesmo e pronto: a esperança em por aí. Parafraseando o Chico Buarque: Contra desânimo, desilusão, dispnéia, o trombone do Zé da Véia.

O Globo, 02/09/2007 

 
  
1. Qual é o tema do texto: 
 
a) A aprendizagem da música pelos jovens. 
b) A beleza das cenas do filme Brasileirinho. 
c) A emocionante canção de Paulo César Pinheiro. 
d) A exaltação do valor da música popular. 
e) A rejeição da cultura da elite. 
 
 Não se perca na rede 
 
 A internet é o maior arquivo público do mundo. De futebol a física nuclear, de cinema a biologia, de religião a sexo, sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto. Mas essa avalanche de informações pode atrapalhar. Como chegar ao que se quer sem perder tempo? É para isso que foram criados os sistemas de busca. 
Porta de entrada na rede para boa parte dos usuários, eles são um filão tão bom que já existem às centenas também. 
Qual deles escolher? Depende do seu objetivo de busca. 
 Há vários tipos. Alguns são genéricos, feito para uso no mundo todo( Google, por exemplo). Use esse site 
para pesquisar temas universais. Outros são nacionais ou estrangeiros com versões específicas para o Brasil (cadê, yahoo, e altavista). São ideias para achar páginas ― com.br‖. 
 
Paulo D’ Amaro 
 2. O período que apresenta uma opinião do autor é:
 
a) ― foram criados sistemas de busca.‖ 
b) ―essa avalanche de informações pode atrapalhar.‖ 
c) ―sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto.‖ 
d) ―A internet é o maior arquivo público do mundo.‖ 
e) ―Há vários tipos.‖ 
 
 
  
 
 
 Texto I 
 
―Sou completamente a favor da flexibilização das relações trabalhistas, pois a velhíssima legislação brasileira, além de anacrônica, vem comprometendo seriamente a nossa competitividade‖. 
 
 
Texto II 
 
―É uma falácia dizer que com a eliminação dos direitos trabalhistas se criarão mais empregos. O trabalhador 
brasileiro já é por demais castigado para suportar mais essa provocação.‖ 
 
O Povo, 17 abr. 1997  
 
3. Os textos acima tratam do mesmo assunto, ou seja, da relação entre patrão e empregado. Os dois se diferenciam, 
porém, pela abordagem temática. O texto II em relação ao texto I apresenta uma: 
 
a) Ironia. 
b) Semelhança. 
c) Oposição. 
d) Aceitação. 
e) Confirmação. 
 

 
O Globo, 02/09/2007 
A temperatura terrestre 
 
Nos últimos 120 anos, a temperatura média da superfície da Terra subiu cerca de um grau Celsius. 
Os efeitos disso sobre a natureza são muito graves e afeta bichos, plantas e o próprio ser humano. Esse aquecimento provoca, por exemplo, o derretimento de geleiras nos pólos. Por causa disso, o nível da água dos oceanos aumentou em 25 centímetros e o mar avançou até 100 metros sobre o continente nas regiões 
mais baixas. Furacões que geralmente se formam em mares de água quente estão cada vez mais fortes. Os 
ciclos das estações do ano e das chuvas estão alterados também. 
A poluição do ar é uma das principais causas do aquecimento. A superfície terrestre reflete uma parte 
dos raios solares, mandando- os de volta para o espaço. Uma camada de gases se concentra ao redor do planeta, formando a atmosfera, e alguns deles ajudam a reter o calor e a manter a temperatura adequada para garantir a vida por aqui. 
Nas últimas décadas, muitos gases poluentes vêm se acumulando na atmosfera e produzindo uma espécie de capa que concentra cada vez mais calor perto da superfície da Terra, aumentando ainda mais a temperatura global. É o chamado efeito estufa. 
Outro problema que afeta diretamente o clima é a devastação das matas, que ajudam a manter a umidade e a temperatura do planeta. Infelizmente, o desmatamento já eliminou quase metade da cobertura vegetal do mundo. 
 
www.recreioonline.abril.com.br 

5. Por que o nível da água dos oceanos aumentou até 25 centímetros? 
 
a) Por causa da mudança do ciclo das estações do ano. 
b) Por causa do derretimento das geleiras nos pólos. 
c) Porque o mar avançou 100 metros sobre o continente. 
d) Porque os furacões estão cada vez mais fortes. 
e) Porque a poluição está muito grande. 
Nobreza Popular 


A surdez na infância 
 
 Podemos classificar as perdas auditivas como congênitas (presentes no momento do nascimento) ou adquiridas (contrárias após o nascimento). Os problemas de aprendizagem e agressividade infantil podem estar ligados a problemas auditivos. A construção da linguagem está intimamente ligada à compreensão do conjunto de elementos simbólicos que dependem basicamente de uma boa audição. Ela é a chave para a linguagem oral, que, por sua vez, forma a base da comunicação escrita.  Uma pequena diminuição da audição pode acarretar sérios problemas no desenvolvimento da criança, tais como: problemas afetivos, distúrbios escolares, de atenção e concentração, inquietação e dificuldades de socialização. 
A surdez na criança pequena (de 0 a 3 anos) tem conseqüências muito mais graves que no adulto. 
Existem algumas maneiras simples de saber se a criança já possui problemas auditivos como: bater palmas próximo ao ouvido, falar baixo o nome da criança e observar se ela atende, usar alguns instrumentos sonoros (agogô, tambor, apito), bater com força a porta ou a mesa e, dessa forma, poder avaliar as reações da criança. 
 
COELHO, Cláudio. A surdez na infância. O Globo, Rio de Janeiro, 13/04/2003, p. 6. Jornal da Família. Qual é o seu problema?  
 
6. O objetivo desse texto é: 
 
a) Comprovar que as perdas auditivas são irrelevantes. 
b) Ressaltar que a surdez ainda é uma doença incurável. 
c) Mostrar as maneiras de saber se a criança ouve bem. 
d) Alertar o leitor para os perigos da surdez na infância. 

 
Câncer 
 
As novas frentes de ataque. A ciência chega finalmente à fase de atacar o mal pela raiz sem efeito colateral.  
 A luta contra o câncer teve grandes vitórias nas últimas décadas do século 20, mas deve-se admitir que houve também muitas esperanças de cura não concretizadas. Após sucessivas promessas de terapias revolucionárias, o século 21 começou com a notícia de uma droga comprovadamente capaz de bloquear pela raiz a gênese de células tumorais. 
Ela foi anunciada em maio deste ano, na cidade de San Francisco, no EUA, em uma reunião com a presença de cerca de 26 mil médicos e pesquisadores. A genética, que já vinha sendo usada contra o câncer em diagnósticos e avaliações de risco, conseguiu, pela primeira vez, realizar o sonho das drogas ―inteligentes‖: impedir a formação de tumores. Com essas drogas, será possível combater a doença sem debilitar o organismo, como ocorre na radioterapia e na quimioterapia. O próximo passo é assegurar que as células cancerosas não se tornem resistentes à medicação. São, portanto, várias frentes de ataque. Além das mais de 400 drogas em teses, aposta-se no que já vinha dando certo, como a prevenção e o diagnóstico precoce. 
Revista Galileu. Julho de 2001, p.41. 

7. O conectivo ―portanto‖, (l 9.), estabelece com as ideias que o antecedem uma relação de: 
 
a) adversidade. 
b) conclusão. 
c) causa. 
d) comparação. 
e) finalidade. 


O assalto em cada região brasileira 
Assaltante nordestino 
 Ei, bichim... Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula nem faça muganga... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome da moléstia... 
 
Assaltante mineiro 
Ô, sô, prestenção...Isso é um assarto, uai... Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio de bala... 
Mió passá logo os trocado que eu num tô bão hoje. Vai andando, uai! Tá esperando o quê, uai!! 
 
Assaltante baiano 
Ó, meu rei... Isso é um assalto... (longa pausa). Levanta os braços, mas não se avexe não... (pausa). Se num quiser, nem precisa levantar, pra num fica cansado... Vai passando a grana, bem devagarinho... (longa pausa). Num repara se o berro está sem bala, mas é pra num ficá muito pesado... Não esquenta, meu irmãozinho (longa pausa). Vou deixar teus 
documentos na encruzilhada... 
 
Assaltante paulista 
Orra, meu... Isso é um assalto, meu... Alevanta os braços e passa a grana logo, meu... Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo, meu... Pô, se manda, meu...
 
 8. A análise da linguagem e da concordância nas cenas permite afirmar: 
 
a) Em Assaltante nordestino, o uso adequado de verbos no imperativo caracteriza a linguagem padrão, assim como bichim, num, tô e pra marcam registro oral. 
b) Em Assaltante mineiro, o uso das expressões os braço e os trocado está de acordo com a norma padrão; os vocábulos sô, trem e uai exemplificam a linguagem do mineiro. 
c) Em Assaltante baiano, a sintaxe utilizada com períodos longos é recurso para delinear o ritmo acelerado da vida baiana. 
d) Em Assaltante paulista, a repetição do pronome meu pretende mostrar o apego do paulista ao dinheiro e ao futebol. 

 

 
 
 
 9.Qual é o gênero do texto acima: 
 
a) panfleto. 
b) notícia. 
c) artigo. 
d) cartaz. 
e) fôlder
 
 

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